Pular para o conteúdo principal

A luta política e a consciência de classe

Marx disse que "a história de toda a sociedade até os nossos dias nada mais é do que a história da luta de classes". Já participei de alguns cursos de formação política da UJS, mas não sou nenhum exemplo de comunista disciplinada que estuda as teorias marxistas. Mas sempre me pego pensando nesse negócio. Sobre o que é isso mesmo de "luta de classes"? E a cada discussão que venho participando nas redes sociais sobre as eleições pra presidência, vejo como é clara as divergências de ideias, os lados. 

Meus pensamentos, a realidade concreta que consigo perceber e meus ideais ficam de um lado e os pensamentos, os depoimentos que contrapõem os meus e outras leituras de realidade ficam de um lado totalmente oposto. Em um ano de eleições e em meio a Copa do Mundo, que sofreu tantos ataques terroristas de que tudo seria um caos, tudo é campo fértil para o bom debate e a luta de ideias, com exceção dos idiotas que repetem e só sabem repetir o discurso fácil da rede globo e dessa mídia golpista que nos cerca, discurso raivoso, oportunista e incoerente, com esses eu não perco meu tempo. 

Mas esses idiotas também chamam minha atenção, essas pessoas configuram tudo aquilo que precisamos combater, tudo aquilo que precisamos conquistar: a elevação do nível de consciência do povo! Marx disse também que "não é a consciência do homem que determina o ser, mas ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência", é exatamente isso. Quem nunca teve um tio, ou pai desempregado na família, quem sempre teve primos que estudaram em Universidade Federal porque estudaram nas melhores escolas e ainda fizeram cursinho preparatório para passar no vestibular, quem sempre teve uma casa pra morar e dinheiro pra pagar consulta com bons médicos, não sabe e não consegue perceber quantos avanços sociais foram conquistados para as classes populares no Brasil nos últimos anos. 

Pelo menos a maioria dessas pessoas não conseguem fazer essa leitura. É como se eles vivessem em outro mundo, em outra classe. Puro embate ideológico discutir com alguém que defende a candidatura de Aécio Neves, candidatura essa que representa o caminho do retrocesso para tudo que conquistamos para o povo, representa um projeto político conservador, neoliberal, que deu as costas às necessidades do povo. As pessoas que defendem este projeto não tem CONSCIÊNCIA do que representa programas como Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, PROUNI, REUNI, não sabem o que representa vivermos quase o pleno emprego em meio a maior crise do sistema capitalista no mundo. Estamos em uma encruzilhada histórica e ao invés de retroceder a luta é para que avancemos mais! 

Precisamos despertar a consciência de classe revolucionária das pessoas! E como já disse estamos em campo fértil para isso, somente conscientes de onde estamos, de quem somos e por que lutamos que vamos garantir mais avanços, o povo deveria saber que todo o poder emana da gente, mas não sabem ainda e é tarefa de quem já é consciente disso através da luta política diária, convencer mais mentes e corações para se somarem à luta por um país melhor, avante!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a vida finda

Vivo hoje o 7° dia da partida do meu pai dessa vida, perdi a pessoa que mais amava nesse mundo (até minha filha chegar). Foi como se tivessem arrancado um pedaço do meu corpo, dói tanto, morrer dói nos outros. Não importa as circunstâncias, o tempo, a forma, ninguém quer perder quem ama. E ainda que ele vivesse dizendo "eu já posso morrer" se referindo a nossa condição material: ele aposentado, deixaria a pensão pra minha mãe, eu enfermeira concursada, meu irmão engenheiro, uma neta que ele sempre me pediu, ele não podia morrer. Eu não queria perdê-lo por nada nesse mundo.  Na segunda passada, 16 de agosto de 2021 perto das 19h recebo a ligação da minha mãe aos prantos, "beta, acho que teu pai tá morrendo" e eu morri um pouquinho ali também, nunca uma viagem pra Itamaracá foi tão longa, fiz promessas pra Deus e pra Nossa Senhora da Conceição. Mas não tinha mais promessa que desse jeito, meu pai tinha morrido. Partiu de  forma relativamente breve, com alguma angústia

A mãe solo

A maternidade é um vivência muito individual e particular, cada mulher de acordo com seu contexto financeiro, emocional, social poderá viver esse processo de uma forma. A maternidade é tida socialmente como uma questão (um problema) exclusiva da mulher, costumo falar em encontros feministas que os problemas privados das mulheres não podem ser privados, devem ser públicos e "coletivizados" por que as questões de uma mulher na verdade são as questões das mulheres e assim são porque foram condicionadas historicamente e estruturadas pelo machismo. Considero a maternidade em si solitária, só você é mãe daquela criança, e isso traz uma carga gigante de responsabilidade para a vida das mulheres de todas as ordens, a maioria são condicionadas socialmente, mas nem todas, porque estou falando de um laço de amor e afeto eterno na vida de uma pessoa, e quando planejada ou desejada é realmente de uma indizível emoção. A maternidade é uma experiência maravilhosamente incrível, mas também p

trabalhos e trabalhos

Vi meu pai e ainda vejo minha mãe fazendo trabalho braçal pra pagar as contas. Muitos trabalhos, meu pai serviços de dedetização, sendo dono de bar, vigilante, minha mãe bordando, revendendo avon, fazendo lanches, ofício que cumpre até os dias atuais. Me pego pensando nisso dentro da sala que trabalho com o ar-condicionado em 16 graus, onde passo as manhãs e as tardes realizando consultas de enfermagem na maior parte do tempo sentada fazendo avaliações, orientações, escutas. Refleti sobre esses trabalhos também uma vez quando entrei no elevador do plantão e comentei com a moça dos serviços gerais que eu tava sentindo frio, ela rebateu que "tava era com muito calor". Penso nisso o tempo todo, como um dia desses que vi um homem de manhã carregando sozinho no ônibus duas caixas de morango pra vender ou quando o marido de uma gestante que atendo não consegue se livrar de uma lesão que deve ser causada por fungos que com certeza veio do trabalho dele na Ceasa. Trabalho é trabalho